Friday, March 31, 2006

Leiria, a sua zona histórica e o comércio


Quem vem do lado da Igreja de Sto. Agostinho e desce pela Rua Tenente Valadim.
Uma vista da zona histórica da cidade de Leiria, vendo-se a ponte Hintze Ribeiro e o Catelo de Leiria*, a vigiar o burgo, algumas reminiscências dos seus primitivos tempos.
Muito ainda há a fazer para que esta zona histórica, das mais antigas e de mais relevo da História de Portugal, venha a assumir-se com capacidade suficiente e merecida de se tornar num dos pontos imperdíveis do Roteiro turístico Português.
Dado o facto de esta área ter sido, desde tempos imemoriais, o centro da actividade económica de toda esta região de Leiria, e tendo em conta que já cá estão implantados suficentes Centros Comerciais Fechados, começa a tomar forma a vontade dos Leirienses em transformar rapidamente esta zona de modo a que venha a constituir-se a curto prazo num grande Centro de Comércio e de Turismo, retomando-se a tradição do comérco loja a loja através das ruas e ruelas da zona histórica.
Afinal de contas, quantos kilómetros não se percorrem dentro dos grandes centros comerciais fechados e standardizados, em ambientes doentios de ar condicionado, estejamos em Leiria, ou em Lisboa, ou em Coimbra ou em qualquer outra parte do Mundo?
________________
* Leia-se o livro "INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO CASTELO DE LEIRIA" de Saul António Gomes - 2ª Edição - 2004 - Câmara Municipal de Leiria
____________________
asn

No comments: