Tuesday, February 07, 2006

Post anterior publicado no semanário "REGIÃO de LEIRIA"


http://www.regiaodeleiria.pt

O artigo anterior, inserto neste blog, foi publicado, com adaptações e a minha sugestão, no mais antigo e de maior tiragem semanário de Leiria, toda a região de Leiria. Também de outras áreas do país e do Mundo, o que aliás é natural. Muitos dos emigrantes, quer os que continuam no nosso território mas noutras paragens, quer os que fazem a sua vida noutros países, são leitores interessados, com toda a certeza, deste Semanário, revivendo, assim, as suas raízes.
Apesar dos jornais já começarem a assumir a inevitabilidade de uma edição digital, propagandeada através da internet, ainda assim duvido que algum dia se venha a substituir completamente este tipo de acesso pelo jornal impresso. Não apoio, de modo nenhum, a tese de que a comunicação escrita, nomeadamente os livros, os jornais e as revistas, têm os seu dias contados, que estão em vias de extinção. De modo algum.
Há lá forma de se substituir os sentidos do tacto e do olfacto e da oportunidade de estar à mão, mesmo quando estamos no café, no autocarro, ou no jardim? Imaginamo-nos, de computador às costas, para consultar o jornal, os pormenores da sua informação? É que essa informação tem que ser produzida e com credibilidade. E os seus custos de produção? Quem os vai suportar?

Algum dia poderemos aceder gratuitamente a toda a informação, actual e em profundidade? Duma forma acessível e prática como é o jornal impresso?

Nos tempos que correm tudo pode acontecer?! Não, é evidente que não!

O Homem existe e a tecnologia é ele que a orienta, com a sua inteligência! Jamais perderemos a Guerra contra a tecnologia!

Nesta perspectiva, outras haverá decerto, estão-se a perder algumas batalhas importantes, convencidos que é para o nosso bem, mas será que estamos no bom caminho? Duvido...Entretanto cá andamos a tentar acompanhar este ritmo alucinante que a tecnologia nos está a impor. Até quando? ...
O Homem vencerá!
Viva a tecnologia ao serviço do Homem!

A Nunes

No comments: