Tuesday, February 21, 2006

Agostinho da Silva - Palestra em Leiria, 5ª feira, 23 de Fevereiro


Sou dos que tiveram o privilégio de escutar em directo, através da RTP ( e só havia a RTP...) o homem e extraordinário pensador, que foi o Prof. Agostinho da Silva. Recordo-me de o ter ouvido com avidez, extrema curiosidade e muita expectativa de poder acompanhar o modo desenvolto e desempoeirado como Agostinho da Silva nos fazia chegar o seu pensamento sobre o homem e o Mundo. No Mundo em que se deveria sentir inserido, se é que o Homem algum dia conseguirá fazer paragens suficientes e no tempo necessário para poder reflectir sobre a trajectória da sua vida e o seu melhor contributo para o desenvolvimento da Humanidade no seu contexto Universal.
Foto adaptada;
www.educ.fc.ul.pt/docentes/ opombo/agsilva/apresentacao.htm
Dão-se vários casos que me levam a fazer uma referência concreta a este grande pensador, talvez o maior do século XX, neste meu modesto blog:
Agostinho da Silva nasceu num dia 13 de Fevereiro, por coincidência (que as há...na minha opinião, apesar de haver quem defenda que é o acaso que rege o Caos Universal, logo, não há coincidências) o mesmo dia em que eu vim ao Mundo;
Estamos em plena comemoração do Centenário dos seu nascimento e Leiria não se quer abster de dar o seu contributo para abrilhantar esta data.
Por isso, aqui fica a transcrição parcial dum e-mail que chegou à minha caixa de correio, na esperança de que possa, desta forma, ajudar a dar a devida publicidade ao evento que se pretende levar a cabo nesta cidade de Leiria:

From: "Paula Carvalho"
Subject: Re: palestra "Cidadania e Educação em Agostinho da Silva"
Date: Tue, February 21, 2006 1:16 pm
To:
Cc:
ana.querido@esslei.ipleiria.pt
> Na Livrariar Arquivo, em Leiria, com o apoio da Escola Superior de
> Educação de Leiria:
>
> * Quinta-feira, *23 de fevereiro*, às 21h30
> * por Renato Epifâneo, da Associação Agostinho da Silva

> Apoio: Escola Superior de Educação de Leiria.
> Local: galeria da Livraria
>
>
> /"Comemora-se este ano o Centenário do Nascimento de Agostinho da Silva, por iniciativa conjunta dos governos português e brasileiro e da Associação Agostinho da Silva. Figura absolutamente ímpar da cultura luso-brasileira, Agostinho da Silva deixou, entre a sua vinda ao mundo, a 13 de Fevereiro de 1906, e a sua partida dele, no domingo da Ressureição, em 3 de Abril de 1994, uma vida exemplar e pujante de pensamento e accção: das traduções e estudos clássicos à educação popular, da insubmissão perante o antigo reguime e auto-exílio no Brasil, da fundação de universidades e centros de estudos ao aconselhamento de presidentes, governos e políticas culturais, da criação de vasta rede de amizades em todo o mundo à partilha dos recursos com os mais necessitados, do domínio de múltiplas línguas à publicação de imensa obra pedagógica, científica, literária e filosófica, da conversão da casa de Lisboa em tertúlia aberta à intensa vida e presença mediática.
> Espírito livre, incoformista e original em todos os domínios, colocou as ideias e a vida ao serviço do pleno cumprimento de todas as possibilidades humanas. Em conformidade, e na linha de Luís de Camões, Padre António Vieira, Fernando Pessoa e Jaime Cortesão, intuiu a superior vocação da cultura portuguesa, brasileira e lusófona como a de oferecer ao mundo o seu espírito fraterno e universalista, contribuindo para a criação de uma comunidade ético-espiritual mundial onde se transcendam e harmonizem as diferenças nacionais, culturais, políticas e religiosas. (...)Pensador do terceiro miléio, é hoje referência incontornável da cultura lusófona e do debate de ideias que, num ciclo conturbado da civilização, pode promover um novo Renascimento integral e planetário".
> Paulo Borges (Presidente da Comissão do Centenário)
> Renato Epifâneo (Secretário Executivo)

No comments: